Tudo o que você queria saber sobre incentivo à leitura na infância
outubro 22, 2017

Tudo o que seu filho precisa saber para se apaixonar por bibliotecas

Tudo o que seu filho precisa saber para se apaixonar por bibliotecas
Avalie

Um dos caminhos para fazer com que as crianças se apaixonem pela literatura é botá-las em contato com esse universo. As bibliotecas fazem um papel importante neste cenário. Por isso, conversamos com a bibliotecária do Colégio ICJ, Mônica Souza, para entender como os pais podem ajudar os filhos a criarem o hábito de visitarem bibliotecas frequentemente. Veja as dicas da Mônica:

 

Como incentivar a visitação às bibliotecas?
 Não há receita de bolo para se levar um filho à biblioteca, o ideal é sempre procurar uma biblioteca infanto-juvenil, como por exemplo a Biblioteca Estadual Luis de Bessa, na Praça da Liberdade onde o ambiente é adequado para a criança. A criança se sentirá mais feliz por ter livros do seu interesse e não sentirá reprimida por explorar o local.
– Quais são as regras que devem ser ensinadas a uma criança sobre a conservação dos livros?
A visita frequente depende apenas dos responsáveis por ela, existem programações especiais nas bibliotecas para as crianças e cabe aos pais ou responsáveis se informar e disponibilizar a levá-los.
Qual a importância da visitação às bibliotecas durante a infância?
De forma clara e educadamente, devemos explicar a eles que quando um livro é danificado outra criança não conseguirá ler, tratando o livro como um bem precioso ele o terá até depois de adulto. Mostrar a ela um livro mais antigo conservado para que entenda essa importância. A informação e conscientização é o melhor meio.
Como os pais podem ajudar os filhos a se apaixonarem por livros?

O importante é que se dê mais acesso ao livro, deixar a criança desde cedo folhear, experimentar ler sozinha, escolher o próprio livro, fomentar os projetos literários com incentivos concretos e financeiros, e por fim dar acesso à leitura a todas classes sociais sem distinção.

Pinguinzinho
Pinguinzinho
Editora de livros infantis personalizados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *