Bento, o relicário da união
agosto 13, 2017
Tudo o que seu filho precisa saber para se apaixonar por bibliotecas
outubro 22, 2017

Tudo o que você queria saber sobre incentivo à leitura na infância

Tudo o que você queria saber sobre incentivo à leitura na infância
Avalie
    Conversamos com a bibliotecária do Colégio ICJ, Mônica Souza, sobre incentivo à leitura. Ela esclareceu várias dúvidas sobre a importância da leitura desde a gestação, dando dicas práticas para os pais que querem criar filhos apaixonados por livros. Veja só:
Qual é a importância da literatura na infância?
Além de trabalhar a imaginação da criança, a leitura servirá de pilar para que todo o aprendizado posterior, como por exemplo a interpretação e produção de texto, fiquem menos complexos. A criança que lê tem mais facilidade e habilidade para essas atividades e outras muitas, é uma porta que se abre para infinitas criações.
Como incentivar que as crianças leiam desde cedo?
O incentivo desde cedo à leitura deve partir de casa, é no ventre da mãe que se já começa o gosto pelas histórias, pais que lêem para os bebês estão plantando essa sementinha
Como escolher livros por faixa etária?
A importância do bibliotecário na escolha dos livros para cada idade é fundamental, ele geralmente é o mediador da leitura, por exemplo os livros caixa alta (letras maiúsculas) são adequados para o início da alfabetização. Sempre existe uma classificação pela editora, quando se compra pode-se pedir ajuda nas livrarias para descobrir o livro mais interessante para cada faixa etária.
Qual a importância do conto e do reconto na primeira infância?
Depositar na memória o doce mundo dos livros. Através de contação de história e da próprio relato da criança cria-se um vínculo afetivo que fica gravado e mais tarde será resgatado nas suas lembranças. Além disso a oralidade é trabalhada de forma lúdica e divertida, isso é de suma relevância para a alfabetização.
Como incluir a criança como personagem principal da história pode ajudá-la a se envolver mais com os livros?
Sem dúvida quando a criança é levada a participar da história ela se envolve mais, e sente como se estivesse vivenciando, isso enriquece e e favorece o gosto pelos livros. Fazer pequenas encenações, teatrinhos, ou mesmo recitando trechos, quadrinhas, parlendas é uma forma de incluir a criança na história e socializá-la de forma criativa.
Como desconectar crianças de aparelhos eletrônicos e digitais e fazer com que eles se apaixonem por livros impressos?
Os pais ou responsáveis devem ser os primeiros leitores, é pelo exemplo que as crianças vão se sentir motivadas. É importante ler para os pequenos, levá-los a assistir contações de história, teatro, visitar bibliotecas e feiras de livros. Existem muitos lugares que valorizam a cultura e a literatura e são gratuitos que infelizmente não são muito frequentados. Quanto mais cedo tiver contato com os livros melhor será.
Pinguinzinho
Pinguinzinho
Editora de livros infantis personalizados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *